Declínio do Primeiro Reinado

                                    DECLÍNIO DO PRIMEIRO IMPÉRIO
                                    A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR

Os descontentamentos resultantes da Corta Outorgada em 1824 foram claramente manifestados em Pernambuco, onde reinava um clima revolucionário desde o movimento de 1817.
Favorecendo as intenções de recoIonização, eliminando a representação popular, restringindo até a participação da aristocracia, a Carta de 1824, fez explodir as condições internas latentes em Pernambuco há muito tempo.
A revolução teve curta duração. Obtendo um empréstimo de um milhão de libra dos ingleses, D. Pedro contratou mercenários para reprimi-la, comandados por Cochrane e Tay lor. As tropas brasileiras eram comandadas pelo brigadeiro Francisco de Lima. Cercados e divididos, os rebeldes foram derrotados. Pais de Andrade conseguiu fugir e Frei Caneca foi preso e condenado à morte.
                                    confederacao do equador

                                                      SITUAÇÃO EM PORTUGAL


"Posso dizer-vos, como aliás disse várias vezes, que a situação de Portugal é difícil, mas seria ainda muito mais difícil se não houvesse um orçamento aprovado".
"Isto parece-me evidente, por isso, é bom que Portugal, neste caso a Assembleia da República, chegue a um acordo para ter um orçamento, um orçamento que realize os objectivos de consolidação das finanças públicas".
"Por isso é importante que Portugal realize agora o programa acordado para reduzir a dívida. É a dívida e a capacidade de pagar esta dívida que suscita preocupação nos mercados. Enquanto esta preocupação existir é natural que as taxas de juro pagas por Portugal continuem a subir e era bom, obviamente que se invertesse essa situação".  

                      




                                                     CRISE

À crise política vivida pelo Império se juntou a grave crise financeira provocada por uma grande emissão de títulos do Banco do Brasil. Como saída desesperada da crise se fez circular no Brasil uma moeda de cobre, que era facilmente falsificada e houve uma grande quantidade de falsificação neste período, o que levou à desvalorização da moeda que passou a não ser aceita nem pelos próprios comerciantes. Como resultado o Banco do Brasil, em 1829, foi extinto, considerado como responsável pela falência do país. Estas dificuldades econômicas e financeiras serviram de motivo para ampliar a oposição ao Imperador e aos portugueses que detinham o comércio varejista.