Principais Rebeliões

                              PRINCIPAIS REBELIÕES DO PERÍODO REGENCIAL

Várias rebeliões marcaram o período regencial. Essas revoltas tinham como causas comuns:

* Péssimas condições de vida da população mais pobre;
* A falta de autonomia das províncias, devido à centralização do governo imperial;
*O excesso de impostos, cobrados pelo governo central;
*A luta pelo poder entre partidos e grupos políticos.
         Ficheiro:Periodo Regencial rebeliões.svg

Cabanagem (1835 – 1840):

Seus principais fatos foram: domínio sobre Belém durante um ano e lutas no interior, morte de 40% da população da província. A rebelião que explodiu no Pará teve como líderes: Malcher, Vinagre e Angelim. Causas: revolta dos liberais contra o presidente nomeado pelo governo regencial, situação de miséria dos cabanos. Entre 1835 e maio de 1836, os cabanos tiveram controle da província.
Levante dos Malês (1835):
Movimento que agregou escravos e libertos de Salvador (Bahia), com predominância de muçulmanos (malês) em resposta à opressão imposta por brancos, mulatos e crioulos aos africanos. Pretendia criar "uma Bahia só de africanos".
Sabinada (1837 – 1838):

A rebelião que ocorreu em Salvador, Bahia teve esse nome pois seu líder foi o médico Francisco Sabino. As causas foram a decadência econômica e insatisfação com as autoridades. A revolta tomou Salvador e declarou a Bahia estado autônomo, com tendência republicana. Esta república seria provisória: terminaria quando D. Pedro II assumisse o trono.
Balaiada (1838 – 1841):
O movimento recebe esse nome pois o líder da revolta era um artesão de apelido Balaio. A revolta aconteceu no interior da então Província do Maranhão, chegando ao Piauí. A crise na exportação de algodão teve papel importante na revolta, apoiada pela população mais pobre, inclusive escravos. A custou muitas vidas. Aos repressão poucos, o movimento transformou-se em confronto racial e em protesto contra a miséria. Os fazendeiros e chefes políticos liberais retiraram o apoio ao movimento rebelde, temendo que ocorresse uma insurreição negra, o que prejudicaria seus interesses de proprietários de terra. Além disso, a população criticava o Recrutamento Obrigatório para lutar contra a Revolta Farroupilha.


Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos (1835 – 1845):


Esta rebelião aconteceu na então província do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Seus líderes foram Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi.Os participantes da rebelião foram pecuaristas, escravos e população em geral .Fatos principais: República de Piratini; República Juliana, anistia. Algumas de suas causas foram: altos impostos na comercialização de charque, entre outros, a exigência de mudanças políticas e econômicas. Ao contrário das outras rebeliões não houve represália aos participantes, que inclusive foram integrados ao exército brasileiro.Por fim foi uma das revoltas que durou mais tempo e a participação do povo foi especial.
              

Cabanada (1832 – 1835):


Se iniciou quando alguns portugueses e latifundiários de Pernambuco e Alagoas começaram a defender a restauração de D. Pedro I em oposição ao governo central. No interior, grande parte das camadas populares aderiu ao movimento defendendo também o direito de acesso à terra, à liberdade e à justiça.